A Inteligência Emocional é fundamental tanto no âmbito pessoal como no profissional da vida de qualquer pessoa. Quanto maior o nível de inteligência emocional de um líder ou colaborador, mais eficazes eles serão. Isso porque, com a inteligência emocional bem desenvolvida, é possível compreender melhor as próprias emoções e se relacionar bem com os outros, tornando-se um modelo positivo para todos.
Treinar e desenvolver a Inteligência Emocional das equipes deve ser uma tarefa de todos os gestores, independentemente da área em que atuam. Se com essas competências seu time pode ser mais produtivo, engajado e criativo, por que desperdiçar essa chance?
Componentes da Inteligência Emocional
Conceitualmente, a Inteligência Emocional possui 5 componentes principais. São eles:
– Autopercepção: capacidade de conhecer a si próprio, seus comportamentos e relacionamentos;
– Autocontrole: capacidade de administrar e alterar suas próprias emoções, seu estado de espírito e humor;
– Automotivação: capacidade de motivar a si mesmo e agir conscientemente para atingir seus objetivos;
– Empatia: habilidade de comunicação interpessoal, compreendendo o comportamento e as razões dos demais;
– Práticas sociais: capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.
Vantagens da Inteligência Emocional para empresas
Empresas que já passaram pelas palestras sobre Inteligência Emocional e Treinamentos do Instituto Cardhoso destacam como principais resultados atingidos:
– Aumento da produtividade por meio do gerenciamento de conflitos internos;
– Desenvolvimento da comunicação interpessoal;
– Lealdade e comprometimento dos colaboradores com a empresa, e vice-versa;
– Colaboradores com coragem para usar seus medos para agir;
– Aumento da concentração, foco e harmonia;
– Líderes com maior poder de decisão e persuasão;
– Maior disposição dos colaboradores para contribuir com novas ideias;
– Melhoria nos relacionamentos internos e externos (clientes e fornecedores);
– Busca pela autossuperação e automotivação;
– Maior entusiasmo, disposição e companheirismo no ambiente de trabalho;
– Vivência prática e efetiva do espírito de equipe.